sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cinquenta Tons - Tirando minhas próprias conclusões

Quando Anastasia Steele precisa substituir sua amiga para entrevistar  o jovem empresário Christian Grey, ela não imagina como a sua vida irá mudar após esse dia. E descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Não demora muito e Ana desmancha sobre seus encantos.
Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Confesso que não iria ler os tão famosos livros, as criticas quase sempre negativas sobre a escrita e os personagens, me fizeram desanimar. E aí, a poeira baixou, o alvoroço diminuiu e intrigada do jeito que sou, resolvi tirar as minhas próprias conclusões. E para ser sincera, não sei como começo.

Anastasia é sem dúvidas a personagem mais irritante de todos os tempos. Teimosa e curiosa em excesso, ela me fez por muitas vezes parar e respirar fundo para não largar o livro na metade. A sua ''inocência'' é irritante, aos 15 anos é aceitável, mas uma universitária recém - formada? Dá um tempo ! Não sei se sou feminista demais, ou se ela realmente não tem um pingo de amor próprio. Okay, o Christian é um sonho, e a partir do segundo livro ... meu apreço por ele aumenta ainda mais, porém, a baixa auto estima da senhorita Steele é extremamente exagerada!
Já o senhor Christian, esse merece o meu respeito. Todos os cinquenta tons, tem realmente um motivo ( ao contrario da nossa mocinha irritante). Dominador, possessivo, lindo, rico e COERENTE ( mais uma coisa que a senhorita Steele não é!). No começo, você pode odiar Christian e não entender o motivo de tanta brutalidade e frieza, embora já para o finalzinho do primeiro livro, meu coração tenha amolecido um pouco. Mas como eu disse, a partir do segundo livro, as coisas começam a se encaixar, e finalmente começamos a entender a mente do poderoso Sr. Grey! 
Os personagens secundários são realmente indispensáveis e estão sempre aparecendo nos momentos certos, encaixando o quebra - cabeças. O mais interessante de todos, sem dúvidas é o senhor Jack Hyde, que vira o nosso vilão ! Devo dizer que ele me tirou o fôlego em muitos momentos!

A escrita é tranquila, fácil e prende o leitor. Talvez o grande problema da trilogia, seja o fato de que para Christian, as coisas são sempre resolvidas com sexo ( e sexo duro de preferência, baunilha só depois que o novo Christian aparece), em alguns momentos é até interessante, mas chega uma hora que a conversa é necessária, e a senhorita Steele, irritante como sempre, não usa a sua extrema teimosia para tentar discutir o assunto. No mais, o estardalhaço todo talvez tenha sido pelos detalhes nas cenas eróticas, pessoas não acostumadas com esse tipo de literatura ( mais velhas, afinal o livro é citado como o ''erótico para mamães'' ), acabaram por dar uma extrema publicidade ao livro. As criticas que ouvi, não são totalmente verdadeiras, eu gostei da história, gostei do Christian  e cheguei até a me apaixonar por ele, só acho que a senhorita Anastasia deveria ser um pouco menos estúpida, ou que pelo menos houvesse uma razão para a sua baixa auto estima !

Para quem não leu e quer sair do mundo das histórias de ficção, é uma boa pedida! Este livro ganhou 4 estrelinhas, tudo culpa de Anastasia! ( sim eu não gosto dela haha). Enjoy it !

Nenhum comentário:

Postar um comentário